Economia

Sarkozy e Merkel reúnem-se hoje para debater reforma da Zona Euro

O Presidente francês e a chanceler alemã reúnem-se hoje numa cimeira bilateral para discutirem a crise das dívidas soberanas europeias e a reforma das instituições da Zona Euro.

Segundo um comunicado do Eliseu, os dois líderes vão tentar apresentar «propostas conjuntas» para desenvolver nas próximas semanas.

A chancelaria federal alemã confirmou num comunicado que o encontro servirá para os líderes das duas maiores economias da moeda única «elaborarem e debaterem propostas comuns para reforçar a supervisão político-económica da Zona Euro», ainda antes do fim do Verão.

As propostas em questão «destinam-se a apoiar as reflexões do presidente do conselho europeu, Herman van Rompuy, para criar melhores métodos de trabalho e um melhor sistema de gestão de crises na Zona Euro», precisou ainda a chancelaria federal.

Na cimeira de líderes da Zona Euro de 21 de Julho, Van Rompuy foi encarregado de apresentar propostas concretas neste sentido.

Outros temas da cimeira franco-alemã serão a situação no Médio Oriente e outras questões de actualidade internacional e europeia, revelou ainda o porta-voz do executivo alemão, Christoph Steegmans.