Economia

Economia alemã perto da estagnação com PIB a crescer 0,1%

Alemanha dr

Desiludindo as expectativas, a economia alemã quase estagnou no segundo trimestre de 2011, com o PIB a crescer apenas 0,1% face aos primeiros três meses do ano, altura em que subiu 1,3%.

Este tímido crescimento, divulgada pelo instituto de estatísticas alemão, desilude os economistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para um avanço de 0,5%, e contraria a tendência da economia alemã, que tem crescido apesar da crise que tem vindo a afectar os governos dos 17 países do euro.

O dado hoje divulgado pela maior economia da Zona Euro traz algumas preocupações face à situação económica do euro, que enfrenta neste momento uma crise da dívida que se tem intensificado e ameaçado o contágio a novos países, além dos que já foram alvos de resgates financeiros.

O anúncio desta subida surge no dia em que a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Nicolas Sarkozy reúnem-se numa cimeira bilateral para discutirem a crise das dívidas soberanas europeias e a reforma das instituições da Zona Euro e que o Eurostat divulga o crescimento do PIB dos vários países da Zona Euro.

Redação