Economia

Euribor descem nos prazos mais longos

As taxas Euribor estão hoje a descer nos prazos a seis e a doze meses e mantém-se inalterada no prazo a três meses, segundo a Bloomberg.

Segundo o fixing diário da Federação Europeia de Bancos, a taxa a seis meses, que serve de referência ao cálculo dos juros no crédito à habitação em Portugal, desceu 0,003 pontos para os 1,737 por cento.

A taxa a três meses, que serve sobretudo de indexante ao financiamento às empresas, está nos 1,535 por cento, mantendo-se inalterada desde quarta-feira.

Nos prazos mais longos, a taxa Euribor a 12 meses caiu 0,005 pontos para 2,073 por cento.

Esta queda geral nas taxas Euribor surge um dia depois de o Eurostat ter anunciado que a inflação na zona euro caiu para 2,5 por cento em Julho com Portugal a situar-se nos três por cento.

No total da União Europeia (UE) a 27, o valor da inflação registada pelo gabinete de estatística europeu foi de 2,9 por cento, também duas décimas abaixo dos 3,1 verificados no mês anterior.