Economia

Confederação diz que desemprego no comércio ultrapassa 100 mil

Centro Comercial

O desemprego no comércio ultrapassa já as 100 mil pessoas, um valor que, segundo o presidente da Confederação do Comércio, está acima da média nacional.

De acordo com João Vieira Lopes, desde 2009 que o problema se tem acentuado tendo em conta os dados disponíveis que apontam para o encerramento de cerca de 100 empresas por dia no sector do comércio, estimando-se que em 2010 este número seja muito superior.

Outros dados recentemente divulgados pelo Ministério da Justiça revelam que o encerramento de empresas em Portugal subiu 23 por cento no primeiro trimestre deste ano, tendo desaparecido 1250 lojas de comércio, 720 imobiliárias e 423 restaurantes.

Esta situação, defende João Vieira Lopes, prende-se não só com a crise económica, mas também com concentração no Comércio.

Segundo o presidente da CCP, o aumento do peso e do poder negocial da «grande distribuição», que no conjunto de toda a actividade comercial em Portugal representa 25 por cento do volume de negócios e 19 por cento do emprego, afectando a economia no seu conjunto.

Este poder, adiantou, tem vindo a destruir parte significativa do tecido produtivo nacional, em especial, ao nível das pequenas e médias empresas e nos sectores como a agricultura e indústria, «retirando-lhes o mercado do pequeno comércio e impondo-lhes condições negociais incompatíveis com a sua sustentabilidade».

Redação