A judoca portuguesa encerrou a participação lusa na primeira jornada dos campeonatos do Mundo de Paris, ao perder hoje o terceiro combate frente à romena Alina Dumitru.
A judoca olímpica, 31ª do ranking mundial, cedeu no terceiro combate dos mundiais, ao perder com Dumitru por waza-ari.
Ana Hormigo começou o dia a vencer a russa Nataliya Kondratyeva (15ª do ranking), por yuko, seguindo depois para o combate com a italiana Valentina Moscatt, que acabou igualmente por vencer.
Trata-se da quarta vitória da atleta albicastrense frente a Moscatt, duas das quais já este ano, em Fevereiro na Taça do Mundo de Praga e em Junho na Taça do Mundo de Lisboa.
Também em -48 kg, mas na poule A, Leandra Freitas ficou isenta da primeira eliminatória, defrontando depois a chinesa Shugen Wu, que já havia defrontado na Taça do Mundo de Lisboa em 2009, tendo hoje perdido o combate por waza-ari.
Em Paris encontram-se sete judocas portugueses, que têm como objectivos traçados pela Federação Portuguesa de Judo a conquista de «uma a duas medalhas, um a dois lugares de finalistas (5º ou 7º lugares) e um a dois lugares de semi-finalistas (9º lugar)».
Telma Monteiro (-57 kg), Joana Ramos (-52 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), João Pina (-73 kg) e Diogo Lima (-81 kg) são os judocas lusos em prova na capital francesa até domingo.
Na quarta-feira, entram em acção Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg) e João Pina (-73 kg).