Portugal "joga" hoje os principais trunfos, Telma Monteiro (-57 kg), João Pina (-73 kg) e Joana Ramos (-52 kg), nos Campeonatos do Mundo de judo, em Paris.
Com três medalhas de prata no currículo (Tóquio2010, Roterdão2009 e Rio de Janeiro2007) e uma de bronze (Cairo2005), Telma Monteiro persegue a consagração máxima na capital francesa, depois de ter deixado escapar o ouro para a japonesa Kaori Matsumoto na última edição.
Telma Monteiro, que chega a Paris como segunda do ranking mundial, precisamente atrás da campeã mundial, ficou isenta da primeira ronda e enfrenta no seu primeiro combate a alemã Miryam Roper, com a qual regista dois triunfos em outros tantos confrontos, incluindo um nos Europeus deste ano.
Embora nunca tenha chegado às medalhas em Mundiais, João Pina, bicampeão europeu e sétimo do ranking planetário, chega a Paris com expectativas igualmente elevadas.
Também isento da primeira ronda, o judoca português defronta o vencedor do combate entre o chinês Qingdong Zeng e o turco Hasan Vanlioglu, o qual derrotou nas meias-finais dos Europeus.
Joana Ramos, a atravessar a sua melhor época aos 29 anos, procura transpor para os Mundiais a boa série de resultados que lhe valeram uma medalha de prata nos Europeus e a oitava posição no ranking.
Na primeira ronda, Joana Ramos enfrenta a alemã Romy Tarangul, com a qual disputou três combates em 2010, ganhando apenas um.