O alemão Sebastian Vettel (Red Bull), líder do Mundial e campeão em título, conquistou a nona "pole position", em 12 corridas, pelo que partirá à frente domingo para o Grande Prémio da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
Vettel rodou na sua última volta lançada ao circuito belga em 1.48,298 minutos, batendo o registo estabelecido segundos antes pelo britânico Lewis Hamilton (McLaren), que rodou em 1.48,730 e também vai arrancar da primeira fila.
«Foi uma qualificação difícil, face às condições delicadas na primeira e segunda sessões. Depois, a pista secou e sabia que tinha de jogar tudo na última tentativa», explicou o piloto germânico.
O australiano Mark Webber (Red Bull), que foi o terceiro mais rápido, e o brasileiro Felipe Massa (Ferrari), quarto, ocupam a segunda fila.
Por seu lado, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) ficou-se pela oitava posição, partindo, entre outros, atrás do compatriota Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e do brasileiro Bruno Senna (Lotus), sexto e sétimo, respectivamente.
O Grande Prémio da Bélgica, 12.ª prova do Mundial de Fórmula 1, realiza-se domingo, no circuito de Spa-Francorchamps.