Economia

Bolsa de Nova Iorque volta a funcionar depois da passagem do furacão Irene

Wall Street vai funcionar com normalidade na segunda-feira, depois da passagem do furacão Irene, transformado em tempestade tropical, pelo que a Bolsa de Nova Iorque e o mercado Nasdaq pretendem seguir o horário habitual.

Os responsáveis da Bolsa de Nova Iorque confirmaram que, depois de passar o temporal, o mercado novaiorquino abrirá na segunda-feira às 13:30 TMG (14:30 de Lisboa) como em qualquer outro dia útil, tal como deverá suceder com o Nasdaq.

Também funcionará com normalidade a Bolsa Mercantil de Nova Iorque, onde se transacionam o barril de petróleo do Texas e o ouro, entre outras matérias primas.

Uma das áreas mais afectadas pelas inundações provocadas pela tempestade foi a Baixa de Manhattan, onde se localiza Wall Street.

Nessa zona, a água alagou várias ruas e parques devido à subida dos rios Hudson e East River e agora as autoridades esperam que tudo volte ao normal à medida que os efeitos do temporal forem passando, mas também com a maré baixa.

A principal preocupação dos responsáveis de Wall Street relaciona-se com a forma como os funcionários vão conseguir chegar até ali, já que o sistema de transportes públicos da cidade, o maior dos EUA, está suspenso desde sábado e as autoridades não sabem quando poderá voltar a funcionar.