O Sporting de Braga assumiu, esta segunda-feira, a liderança provisória da Liga ao vencer no terreno do Vitória de Setúbal por 1-0, em jogo da terceira jornada.
O Sporting de Braga podia ter-se adiantado no marcador logo aos dois minutos de jogo, primeiro por Alan e depois por Lima, mas o guarda-redes Diego, e depois Miguelito, conseguiram impedir o golo dos bracarenses, conta a Lusa.
O Vitória de Setúbal, que apesar da derrota em casa realizou uma boa partida, respondeu com um remate forte de Bruno Amaro, aos 10 minutos, que obrigou o guarda-redes Berni a defesa apertada.
A equipa sadina sentiu que podia surpreender o Sporting de Braga e durante alguns minutos conseguiu mesmo superiorizar-se aos bracarenses, embora sem criar grandes oportunidades de golo.
Num jogo equilibrado, os bracarenses reagiram à passagem da meia hora de jogo e empurraram os sadinos para o seu meio campo, mas também não criaram grandes ocasiões.
Ainda assim, aos 37 minutos, um remate de Hélder Barbosa desviado por Ricardo Silva foi embater na trave da baliza sadina e quase traía o guarda-redes Diego, mas a bola saiu pela linha de fundo.
O Vitória de Setúbal respondeu quase no final da primeira parte com um remate colocado de Pitbull, na transformação de um livre directo, a que o guarda-redes Berni também se opôs com grande segurança.
Na etapa complementar, o Sporting de Braga voltou a estar perto do golo, aos 46 minutos, com Alan a obrigar Diego a mais uma grande defesa, na transformação de um livre directo.
O Vitória de Setúbal respondeu poucos minutos depois, também de livre directo, com Pitbull a proporcionar outra defesa espectacular ao guarda-redes do Sporting de Braga.
O jogo estava animado e o Braga voltava a cheirar o golo com um remate fortíssimo de Djamal, uma vez mais a fazer brilhar Diego, um guarda-redes que, como já se percebeu no Bonfim, pode valer pontos no final da época.
Embora sem dominar a partida, o Sporting de Braga já era claramente a equipa que conseguia criar mais oportunidades de golo, principalmente em remates de meia distância.
A equipa bracarense, já com Nuno Gomes em campo, que entrou para o lugar de Alan, acabou por chegar ao golo na sequência de um pontapé de canto, com um remate colocado de Hélder Barbosa, que garantiu o triunfo da equipa de Leonardo Jardim.
O Benfica, quinto classificado com quatro pontos, pode ainda esta segunda-feira igualar o Sporting de Braga na visita ao Nacional da Madeira, que soma apenas um ponto no único jogo disputado.
Num jogo disputado no Estádio do Bonfim, em Setúbal, perante 3382 espectadores e arbitrado por Hugo Miguel (Lisboa), as equipas alinharam do seguinte modo:
Vitória de Setúbal: Diego, Peter Suswam, Ricardo Silva, Anderson do Ó, Miguelito, Hugo Leal (Bruno Gallo, 76), Neca, Bruno Amaro (Tengarrinha, 70), Jorge Gonçalves, Henrique (Bruno Severino, 60) e Pitbull.
Suplentes: Matos, Bruno Gallo, Tengarrinha, Igor, Bruno Severino, Ney e Gonçalo Graça.
Sporting de Braga: Berni, Baiano, Paulo Vinícius, Nuno André Coelho, Elderson, Djamal, Hugo Viana, Mossoró (Leandro Salino, 85), Alan (Nuno Gomes, 73), Lima e Hélder Barbosa.
Suplentes: Rui Vieira, Vinícius, Meyong, Nuno Gomes, Leandro Salino, Guilherme e Palmeira.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Alan (49) e Baiano (58).