Desporto

Barcelona e Messi respondem à altura a Real Madrid e Ronaldo

Cesc Fabregas festejando um dos cinco golos que o Barcelona marcou diante do Villarreal Reuters

O FC Barcelona e Lionel Messi responderam, esta segunda-feira, à altura aos rivais Real Madrid e Cristiano Ronaldo, com o argentino a "bisar" na goleada por 5-0 imposta ao Villarreal, em jogo da segunda jornada do campeonato espanhol.

O melhor jogador do mundo fechou a contagem do campeão espanhol e europeu, com golos marcados aos 51 e 74 minutos, pecúlio inferior ao de Ronaldo, que obteve um "hat-trick" em Saragoça (6-0), mas perante um adversário mais valioso, que terminou no quarto lugar da prova na época passada e chegou às meias-finais da Liga Europa.

Os catalães iniciaram a defesa do título em grande estilo, dando continuidade ao vendaval de futebol ofensivo que lhes permitiu ganhar quase tudo na temporada anterior, no último jogo da ronda que marcou o arranque do campeonato, uma vez que a jornada inaugural foi adiada devido à greve dos futebolistas.

O internacional espanhol sub-21 Thiago Alcantara inaugurou o marcador, aos 25 minutos, e o reforço Cesc Fabregas, que na sexta-feira marcou o segundo golo do Barcelona na vitória por 2-0 sobre o FC Porto, na final da Supertaça Europeia, aumentou a vantagem dos anfitriões pouco antes do intervalo, aos 45.

Na segunda parte, o FC Barcelona demonstrou que mantém intactas as qualidades e vivo o desejo de conquistar o quarto título espanhol consecutivo, destroçando uma equipa que vai jogar na Liga dos Campeões, graças ao talento de Messi e ao acerto do reforço Alexis Sanchez, que marcou aos 47 minutos.

O "Barça" pareceu imune às muitas ausências - Piqué, Puyol, Maxwell e Adriano, por lesão, e Dani Alves, suspenso - e o treinador do Villarreal resignou-se: «Já o disse um milhão de vezes, o FC Barcelona está a marcar uma era».