O primeiro-ministro faz, nos próximos dias, uma visita relâmpago a três líderes europeus, José Luis Rodríguez Zapatero, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy.
No encontro desta quarta-feira com o primeiro-ministro espanhol vão estar em cima da mesa a situação na Europa e na Zona Euro e os planos de reformas estruturais e de ajustamento orçamental.
Esta quarta-feira, antes de seguir para Berlim, Passos Coelho ainda se encontra com o rei de Espanha, Juan Carlos, e com o líder da oposição, Mariano Rajoy.
Na capital alemã, quinta-feira, inevitavelmente serão abordados os mesmos temas que dominam a actualidade europeia. À agência Lusa, um porta-voz do Governo de Berlim disse que o encontro vai servir também para «aprofundar o conhecimento mútuo» entre Passos Coelho e Angela Merkel.
Antes de voltar a Portugal, o primeiro-ministro passa ainda por Paris, onde participa numa reunião internacional promovida pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Em Lisboa, o chefe de Governo já ouviu o apelo do líder da oposição para que leve propostas concretas aos parceiros europeus. António José Seguro sugeriu que Passos Coelho coloque desde já na agenda o tema "off-shores" e que não vá receber ordens de Zapatero, Merkel e Sarkozy.