Vida

Campanha de recolha de sangue ultrapassa expectativas

Dadores de sangue

O Instituto Português do Sangue faz um balanço positivo da Campanha "Dador-Salvador". Várias carrinhas percorreram as praias de todo o país e conseguiram conquistar novos dadores.

Os camiões do instituto Português do Sangue pararam em seis praias durante o mês de Agosto, de Norte a Sul do país, com os portugueses a darem uma resposta positiva à campanha.

«Superámos as nossas expectativas. Tivemos mais de três mil inscritos, 2315 colheitas e 914 dadores inscritos pela primeira vez, ou seja, um terço das pessoas nunca tinham dado sangue», avançou o presidente do Instituto do Sangue.

Álvaro Beleza reconheceu que a campanha resultou igualmente junto dos Hospitais, aos quais acorram muitos portugueses, realçando que este ano, pela primeira vez, «não houve rupturas de stock» em Agosto.

Sobre a noticia conhecida, em Junho, de que Portugal não aproveitava o plasma que devia e importava por ano 90 mil unidades, o responsável considerou que os tratamentos de sangue têm quer ser cada vez mais rigorosos, apesar de sublinhar que a situação está a melhorar.

Em Outubro, o Instituto Português do Sangue estima lançar nova campanha junto dos jovens universitários.