Economia

Desemprego aumenta em Espanha

Espanha dr

O desemprego em Espanha aumentou em 51.185 pessoas em Agosto, para um total de 4,13 milhões, o que interrompe quatro meses consecutivos de descidas.

O ministério do Trabalho e Imigração explica que o aumento de Agosto é, no entanto, mais reduzido do que no mesmo mês do ano passado, quando se registaram mais 61 mil desempregados.

Mari Luz Rodriguez, secretária de Estado do Emprego, considerou que há o dado «negativo», mas recordou que Agosto é tradicionalmente um mês em que o desemprego aumenta.

«O aumento de desemprego este ano é o menor registado, neste mês, desde 2006», disse.

Nos últimos 12 meses o desemprego cresceu em 161.266 pessoas, mais 4,06 por cento, sendo que dois terços dos desempregados são mulheres.

Apenas o sector da agricultura registou uma descida no desemprego (menos 1,75 por cento), subindo nos restantes sectores, nomeadamente serviços (com mais 37 mil desempregados, ou um aumento de 1,59 por cento).

Entretanto, e segundo dados também divulgados hoje, o sistema de Segurança Social perdeu em Agosto 136 mil trabalhadores, com o número total de ocupados a cair para 17,5 milhões.

Uma descida idêntica à registada em 2010, mas que contrasta com o aumento de 50 mil trabalhadores em Julho.