Um total de 17 bancos e instituições financeiras nos EUA estão a ser investigados por fraude e falsificação de documentos em empréstimos imobiliários de risco ("subprime"), informou sexta-eira o regulador financeiro norte-americano.
Bank of America, Goldman Sachs, Citigroup, HSBC, Barclays e Deutsche Bank são algumas das entidades visadas, por alegadamente não terem verificado a qualidade dos empréstimos.
A Agência Federal de Financiamento Imobiliário especificou, em comunicado, que a investigação respeita a alegadas fraudes cometidas antes da chamada crise do "subprime", em 2008.
O objectivo da investigação, revelou a entidade, é «recuperar as perdas» financeiras infligidas a duas grandes empresas de empréstimos imobiliários, a Fannie Mae e o Freddie Mac.
A actual crise financeira global teve origem no colapso do mercado imobiliário de alto risco dos Estados Unidos, vulgarmente designado por "subprime", composto por pessoas de menores rendimentos, empregos precários ou mesmo desempregados.