A Espanha, actual campeã, bateu sem dificuldades a anfitriã Lituânia, por 91-79, e tornou-se na única equipa sem derrotas no grupo A do Europeu2011 de basquetebol.
Em Panevezys, os campeões europeus «chocaram» o público lituano ao chegar ao intervalo com uma vantagem de 26 pontos (62-36), mas acabariam por relaxar na segunda parte, embora nunca tenham tido a liderança em risco.
O base Juan Carlos Navarro foi a principal figura dos espanhóis, com 22 pontos, enquanto a estrela dos LA Lakers Pau Gasol assinou 17. Do lado da Lituânia, destaque para os 13 pontos do poste Valanciunas, melhor marcador da sua equipa.
No mesmo grupo, a Polónia surpreendeu a Turquia, vice campeões Mundiais, com um triunfo por apenas um ponto (84-83), enquanto Portugal somou nova derrota (a quarta em tantos jogos), ao cair frente à Grã-Bretanha, por 85-73.
No grupo B, a França manteve-se imbatível e garantiu um lugar na próxima fase, ao bater a Itália, por 91-84, com Boris Diaw a cotar-se como a grande figura dos gauleses.
O extremo dos Charlotte Bobcats somou 21 pontos e quatro assistências, enquanto do lado italiano de nada valeram os 22 pontos de Bargnani.
A Alemanha continua a realizar um Europeu bastante irregular e sofreu nova derrota, desta vez frente à Sérvia, por 75-64, mesmo com Dirk Nowitzki a assinar 25 pontos para os germânicos.
No grupo C, a Grécia, já apurada, esmagou Montenegro, por 71-55, enquanto na "poule" D, a Rússia manteve-se imparável sem derrotas, desta vez ao bater a Bulgária por 89-77, com 25 pontos do extremo Andrei Kirilenko, jogador dos Utah Jazz.