Economia

Portugal regressa aos mercados para arrecadar até mil milhões de euros

O Estado português volta hoje aos mercados para emitir entre 750 e mil milhões de euros de dívida com maturidade a três meses, segundo o Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP).

A entidade que gere a dívida pública nacional explica, na sua página na Internet, que a operação, tal como já anunciado no seu programa de financiamento para o terceiro trimestre do ano, consistirá na reabertura da linha de Bilhetes do Tesouro que atinge a maturidade no dia 23 de Setembro.

O Estado aponta um limite mínimo indicativo de 750 milhões de euros e máximo de mil milhões de euros para obter em financiamento nesta operação, que consiste no incremento do valor obtido dentro da linha já existente com maturidade no final deste ano.

A estratégia de financiamento do Estado desde que pediu ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à União Europeia (UE) em Abril mantém-se com a preferência por instrumentos de curto prazo, maioritariamente em colocações com maturidades a rondar os três meses, e em alguns casos de seis meses.