Mundo

Explosão em Nova Deli foi ataque «terrorista», diz Governo

O Governo indiano atribuiu a um ataque terrorista a explosão ocorrida esta quarta-feira em frente ao Tribunal de Nova Deli, que provocou pelo menos nove mortos.

«O Governo condena unanimemente o ataque terrorista que ocorreu hoje», declarou o ministro do Interior, P. Chidambaram, na câmara baixa do Parlamento.

«Nova Deli é um alvo para os grupos terroristas. Nesta fase, não é possível identificar os autores», adiantou, denunciando a tentativa destes «de instaurar o medo e de desestabilizar o país».

Apresentando as condolências às famílias das vítimas, o ministro do Interior apelou para o país para se manter «unido».

A bomba, que explodiu cerca das 10h15 locais (5h45 em Lisboa), estava «aparentemente colocada numa mala perto da recepção numa das principais portas de entrada do tribunal», declarou à imprensa um comissário da polícia, Dharmendra Kumar.

Os arredores do Supremo Tribunal foram cercados pela polícia e as instalações foram evacuadas, enquanto várias ambulâncias retiravam os feridos para os transportar para um hospital da capital.

Várias horas depois da explosão, não tinha sido feita qualquer reivindicação.

Segundo testemunhas, a bomba explodiu numa altura em que centenas de pessoas faziam fila numa das principais portas de entrada do tribunal para entrarem.

A 13 de Julho último, pelo menos 26 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas num triplo atentado em Bombaim, que foi o que maior número de mortos causou desde o perpetrado por militantes islamitas em 2008, do qual resultaram 166 mortos.