Artes

Mozart abre temporada do D. Maria II

"Amadeus" dr

O Teatro Nacional D. Maria II abre a temporada com Mozart visto pelo olhar invejoso do compositor da corte austríaca do século XVIII Antonio Salieri. "Amadeus", tem encenação do britânico Tim Carroll e estreia-se esta quinta-feira.

A peça, do também britânico Peter Shaffer, parte da rivalidade que o poeta e dramaturgo russo Aleksandr Pushkin criou entre os dois compositores na sua obra "Mozart e Salieri", de 1831, e dela disse o autor: «A origem de 'Amadeus' está num desejo antigo de celebrar Mozart, mas a peça não é, na verdade, apenas sobre Mozart. É também sobre Salieri. É sobre a natureza do sentido de injustiça de um homem».

Em apenas seis semanas, Tim Carroll pôs de pé este espectáculo, a convite do director artístico do D. Maria II, Diogo Infante, que representa o papel de Antonio Salieri e contracena com Ivo Canelas, como Wolfgang Amadeus Mozart, João Lagarto (imperador austríaco José II), Carla Chambel, José Neves, Luís Lucas, Manuel Coelho, Martinho Silva e Rogério Vieira, entre outros, todos devidamente enfarpelados pelos Storytailors.

"Amadeus" estará em cena na sala Garrett do Teatro Nacional D. Maria II até 6 de Novembro, de quarta-feira a sábado às 21h00 e aos domingos às 16h00.

Redação