Frank Culbertson, o único norte-americano ausente da Terra, captou com a sua câmara de filmar a queda das Torres Gémeas, em fotos e vídeo hoje divulgados pela NASA.
[youtube:bxtlzby4YjM#!]
Na manhã de 11 de Setembro de 2001, Culbertson estava a bordo da Estação Espacial Internacional, juntamente com astronautas russos, a mais de 250 quilómetros de distância da Terra, quando avistou uma grande nuvem de fumo que subia desde a zona de Manhattan.
Através da comunicação com os seus superiores, Culbertson começou a tentar perceber o que estava a acontecer em Nova Iorque.
«Quando vi pela janela, registei em vídeo justamente quando a segunda torre colapsou. Não sabia o que estava a ocorrer exactamente, mas calculei que seria algo verdadeiramente mau porque havia uma grande nuvem de escombros que cobria Manhattan», assinalou Culbertson, segundo comunicado divulgado pela agência espacial norte-americana.
Culbertson descreveu o momento como «doloroso», assinalando que foi como ver uma «ferida nas costas no seu próprio país», disse, ao ser entrevistado pela NASA no âmbito do 10º aniversário dos atentados do 11 de Setembro.
Culbertson ficou ainda mais chocado quando soube que o seu amigo e colega dos tempos da Academia Naval dos EUA, Charles Burlingame, foi o piloto que morreu quando o voo 77 da American Airlines embateu no edifício do Pentágono.