Economia

Ministro diz estar a trabalhar para evitar subida de 30% na electricidade

Electricidade Direitos Reservados

O ministro da Economia escusou-se a comentar um possível aumento das tarifas da luz, afirmando apenas que o Governo está a trabalhar para que o aumento não seja de 30 por cento.

«Desde o primeiro dia após a tomada de posse do Governo foi muito importante para nós que trabalhássemos para que isto não acontecesse«, disse o governante, quando confrontado, no Brasil, com a manchete do Diário Económico desta sexta-feira, que dá conta de uma proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos de um aumento de 30 por cento.

Questionado à margem do VI encontro de negócios Brasil/Portugal, que está a decorrer no Rio de Janeiro, sobre o valor do aumento que o Governo poderá defender, Santos Pereira escusou-se a comentar.

Também esta sexta-feira o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), Vítor Santos, garantiu ainda não ter uma proposta de variação das tarifas de electricidade para 2012, mas admitiu que 30 por cento de aumento são «à priori» excessivos.

«Ainda não sabemos neste momento a taxa de variação das tarifas que vai acontecer em 2012. Recebemos os dados das empresas, estamos a analisar a informação e no dia 15 de Outubro estaremos em condições para fazer de forma objectiva fundamentada a nossa proposta de variação das tarifas ao Conselho Tarifário, neste momento isso não é possível», sublinhou.