Portugal bateu, esta sexta-feira, a Argentina nos penaltis por 4-2, num jogo das meias-finais do V campeonato do Mundo de hóquei em patins sub-20, em Barcelos.
Após a igualdade a 5-5 que se verificou ao fim dos 40 minutos regulamentares e dos 10 de prolongamento, tudo foi decidido nos remates da marca de grande penalidade. Aí, Portugal foi 100 por cento eficaz e concretizou os quatro remates.
Portugal marcou primeiro, mas os argentinos igualaram logo a seguir e conseguiram chegar ao intervalo em vantagem no marcador.
Na segunda parte, os jogadores portugueses entraram determinados a darem a volta ao resultado e imprimiram maior velocidade ao jogo.
O domínio pertenceu-lhes, mas faltou eficácia no momento da concretização, com três livres directos falhados.
Além disso, Portugal não soube aproveitar a superioridade numérica que teve com as expulsões temporárias de Franco Platero e Gonzalo Romero, que deixaram os argentinos com apenas dois jogadores de campo.
No prolongamento não surgiram golos, mas o guarda-redes português Diogo Rodrigues foi fundamental ao defender um livre directo a dois minutos do final, segurando o empate, pelo que a decisão final foi resolvida da marca de grandes penalidades.
Na outra meia-final, a Espanha bateu a Itália por 5-2. Assim sendo, a final será um duelo ibérico.