A França garantiu, esta sexta-feira, um lugar na final do Europeu de basquetebol Lituânia2011, ao bater a Rússia, por 79-71, numa das meias-finais, marcando encontro para a final com a campeã em título, Espanha, que bateu a Macedónia.
A turma francesa, que nunca esteve presente numa final de um torneio continental com o actual formato, teve em Tony Parker, com três em quatro lançamentos triplos eficazes e um total de 22 pontos, o seu melhor marcador, seguido pelo compatriota Nicolas Batum, com 19.
A Rússia nunca conseguiu parar a melhor percentagem de eficácia nos lançamentos adversários (86 face a 77 por cento), nem contrariar o maior número de ressaltos ganhos pelos franceses (35-77).
Andrei Kirilenko e os seus 21 pontos foi o elemento mais destacado na Rússia, que só conseguiu empatar o último parcial (24-24), já que esteve sempre em desvantagem no final dos outros três períodos (16-17, 18-22 e 13-16).
Antes, a seleção espanhola bateu a Macedónia, por 92-80, graças a uma exibição de grande nível de Juan Carlos Navarro, autor de 19 dos seus 35 pontos no decisivo terceiro período, além dos 22 pontos e 17 ressaltos do "gigante" Pau Gasol.
Na formação macedónia, grande surpresa da prova e "carrasco" nos "quartos" da anfitriã Lituânia, destaque para o naturalizado Bo McCalebb (25 pontos e cinco assistências) e Pero Antic (17 pontos e nove ressaltos).