Mundo

Alemães elegem Parlamento regional

Urna de voto usada para a eleição do parlamento regional de Berlim Reuters

As mesas de voto já abriram, este domingo, para as eleições legislativas em Berlim, na Alemanha, onde 2,4 milhões de pessoas foram chamadas às urnas para eleger o Parlamento regional.

As sondagens colocam à frente o Partido Social-Democrata (SPD), com 32 por cento de votos, o que assegura a reeleição de Klaus Wowereit como líder na capital alemã.

A União Democrata Cristã (CDU), da primeira-ministra Angela Merkel, está em segundo lugar, com dez pontos a menos, enquanto os Verdes estão em terceiro, com 19 por cento dos votos, seguido pelo partido A Esquerda, com 11 por cento.

Estes resultados acabam com quase dez anos de governo de coligação do SPD com A Esquerda, possibilitando uma nova aliança entre os sociais-democratas e os Verdes, que governam em outros importantes estados da Alemanha.

A sensação destas eleições em Berlim está por conta da formação política Os Piratas, integrada por especialistas em informática que defendem a liberdade total na Internet e que esperam alcançar uma vaga no Parlamento regional, apoiados sobretudo pelos jovens e também por eleitores que queiram realizar um voto de protesto.

As mesas de voto encerram às 18h00 horas locais (17h00 horas de Lisboa), momento em que se espera os resultados das primeiras sondagens.