Economia

Merkel deve ter atenção ao corte de rating à Itália, diz jornal alemão

Na Alemanha, o principal jornal económico entende que a chanceler Merkel devia ter muita atenção aos fundamentos do corte feito pela Standard&Poor's à República italiana.

O principal jornal económico do país analisou a decisão desta agência de rating e descobre na Alemanha pontos políticos semelhantes que levaram a Standard&Poor's a baixar o rating de Itália.

Segundo o Handelsblatt, a Alemanha tem um Governo dividido e num estado desolador com o partido liberal quase em vias de dissolução a optar por uma oposição fundamentalmente eurocrítica.

O jornal entende também que a Alemanha tem uma chanceler sem orientação que nem consegue convencer os membros do próprio partido da eficiência das suas receitas para combater a crise e reforçar o euro.

A economia mais forte da Europa está paralisada numa altura em que se enfrentam os maiores desafios políticos e económicos dos últimos decénios, acrescenta este jornal económico.

O analista que escreve este artigo aconselha Angela Merkel a ler atentamente as razões que levaram à redução do rating da Itália. Alguns economistas de renome afirmam que as querelas no seio do Governo são veneno para a Zona Euro e a conjuntura alemã e europeia.

O jornal sublinha em conclusão que a deficiente liderança de Angela Merkel se está a tornar num problema económico cada vez mais grave que certamente não passará despercebido aos mercados financeiros.