Empresas

Programa do Governo ajuda mas não resolve, diz António Saraiva

Em reacção ao novo programa do Governo, que pretende incentivar as empresas a contratarem e a darem formação a desempregados, o presidente da CIP considerou que pode ajudar mas não resolve o problema do desemprego.

Em declarações à TSF, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) referiu que o programa anunciado, a noite passada na RTP, pelo ministro da Economia não resolve o desemprego.

António Saraiva sublinhou que a situação financeira das empresas portuguesas nem sempre permite a contratação.

«Todos os programas que visam reduzir o desemprego são bem-vindos, de qualquer maneira as políticas activas de emprego têm de ser enquadradas num programa mais amplo de competitividade e crescimento porque só isso é que efectivamente reduz o desemprego», comentou.

«[Este programa] ajuda porque vem dar às empresas uma possibilidade de contratarem a custos menores, mas as empresas só contratam pessoas quando têm necessidade de o fazer, e isso só acontece quando têm acréscimos de encomendas ou quando a empresa desenvolve a sua actividade», frisou António Saraiva, acrescentando que «lamentavelmente não é isso que está a acontecer».