De acordo com a coordenadora do gabinete de Apoio ao Sobre-endividado, entre Janeiro e Setembro de 2011, a DECO já recebeu mais de 17 mil pedidos de apoio.
A DECO indicou que já recebeu mais pedidos de apoio de portugueses sobre-endividados até agora em 2011 do que em todo o ano de 2010.
Ouvida pela TSF, a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado lembrou que «entre Janeiro e Dezembro de 2010 tivemos 17 mil pedidos e este ano entre Janeiro e Setembro de 2011 já ultrapassámos esse valor».
«Ainda faltam três meses para chegarmos ao fim do ano. Significa que o número verificado o ano passado vai largamente ser ultrapassado», acrescentou Natália Nunes.
Para além do desemprego e cortes salariais, os especialistas da DECO dizem que o aumento dos pedidos de apoio está também relacionado com a subida dos preços de muitos produtos.
«O desemprego é aqui a grande causa que leva as famílias a entrarem em situação de dificuldade e este ano verificamos que também os cortes salariais, o não pagamento dos salários atempadamente, de horas extraordinárias e comissões aliado ao aumento de preços tem levado a que inúmeras famílias entrem em situação de dificuldade», concluiu.