Numa entrevista no Youtube, o presidente da Comissão Europeia diz que vai propor a criminalização de actos de líderes de instituições financeiras que causem «custos para a sociedade».
O presidente da Comissão Europeia confirmou que propôs uma acção coordenada para recapitalizar os bancos europeus para que seja possível limpá-los dos chamados "activos tóxicos".
Numa entrevista feita através de um dos canais do Youtube, Durão Barroso explicou ainda que vai propor leis penais para responsabilizar os líderes das instituições financeiras pelos erros praticados.
«Vamos propor a criminalização de alguns actos. Estamos a pensar colocar certo tipo de responsabilidade pessoal nos líderes das instituições financeiras por más condutas que tenham custos para a sociedade», frisou.
Instado por um internauta neste sentido, Durão Barroso confirmou que «desde 2008, a Europa, pelo menos 500 milhões de euros foram usados directamente para ajudar os bancos».
Sobre se sente responsabilidade na actual crise, o presidente do executivo europeu recordou que não criou a crise, «mas claro sinto-me responsável pela forma como estamos a lidar com isto».
«Estamos a fazer tudo para a resolver, mas não é fácil entre 17 países na Zona Euro», acrescentou Durão, que aproveitou ainda para culpar alguns governantes gregos por adoptarem políticas no passado que conduziram à situação de crise que se vive neste país.