Vida

Europa prepara-se para a "tempestade de estrelas perfeita"

Chuva de estrelas dr

A chuva de estrelas conhecida como "tempestade das dracónidas" produz-se na madrugada deste domingo e será a chuva de estrelas cadentes mais intensa desde 2002.

Esta noite a Europa vai assistir aquilo que muitos consideram ser a "tempestade de estrelas perfeita".

Será a chuva de estrelas cadentes mais intensa desde 2002 e não voltará a repetir-se tão intensamente nos próximos dez anos.

Rui Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa, diz que esta chuva é normal mas capta sempre a atenção dos que gostam de observar as estrelas.

A melhor hora para observar esta chuva de estrelas é as 4h00 deste domingo e pode fazê-lo no Observatório Astronómico, em Lisboa, que vai estar de portas abertas e com a presença de estudantes que vão explicar este fenómeno aos visitantes.

As "dracónidas" produzem-se quando a órbita da Terra se cruza com as nuvens de partículas que deixam no seu caminho os cometas.

Este sábado, entre o entardecer e a meia-noite, a Terra atravessará uma densa nuvem de partículas deixadas por um cometa (o 21P/Giacobini-Zinner), entre finais do século XIX e princípios do século XX, segundo informação facultada pela Universidade Complutense de Madrid.

A interacção com essas partículas, do tamanho de grãos de areia, com a Terra não representa qualquer perigo, mas o estudo deste tipo de eventos tem muita importância para os investigadores porque podem afectar os satélites.

Redação