Desporto

Portugal perde na Dinamarca, mas apura-se para play-off

João Pereira durante o Dinamarca-Portugal Global Imagens

Portugal perdeu por 2-1 frente à Dinamarca e por isso terá de disputar um play-off para poder ainda chegar ao Euro2012. Cristiano Ronaldo marcou o golo português nos descontos.

Portugal adiou, esta terça-feira, ao apuramento para o Euro 2012 ao perder na Dinamarca por 2-1, resultado que fez com que Portugal conseguisse apenas qualificar-se para o play-off de apuramento para esta competição.

A formação dinamarquesa poderia ter chegado à vantagem logo nos primeiros minutos do encontro, quando introduziu a bola na baliza de Rui Patrício, num lance que acabou por ser anulado pelo árbitro.

Pouco depois, os nórdicos, que com este resultado se qualificaram directamente para o Europeu, colocaram-se mesmo em vantagem quando Krohn-Dahli, aos 13 minutos, inaugurou o marcador da partida numa remate que tabelou em Rolando antes de entrar.

A equipa nacional apenas reagiu por volta da meia hora, contudo, sem grandes resultados, uma vez que o remate de Cristiano Ronaldo, aos 38 minutos, saiu fraco, depois de um bom passe de Carlos Martins.

A três minutos do final, Carlos Martins esteve na origem de mais um lance de perigo criado por Portugal, contudo, o remate de Nani, a passe de João Pereira, acabou por sair muito por cima da baliza dinamarquesa.

Na segunda metade, os dinamarqueses voltaram a causar perigo na baliza portuguesa, mas Portugal, respondeu, aos 55 minutos, numa jogada em velocidade, com Carlos Martins a rematar para defesa de Sorensen.

No entanto, aos 63 minutos, a Dinamarca num contra-ataque rápido ampliou a sua vantagem com um tento de Nicklas Bendtner, que praticamente garantia a vitória da equipa orientada por Morten Olsen.

Perante o ampliar da desvantagem portuguesa, Paulo Bento respondeu com as entradas de Ricardo Quaresma e Miguel Veloso, contudo, foram poucas as situações de verdadeiro perigo que Portugal criou.

Nos últimos dez minutos, a Dinamarca esteve, de resto, próxima de chegar ao 3-0, valendo a Portugal o acerto de Rui Patrício que se opôs a um cabeceamento de Bendtner e a dois remates de Rommendahl.

Quando se jogava o segundo minuto dos descontos, Cristiano Ronaldo, de livre directo, reduziu a desvantagem de Portugal dando alguma esperança à equipa orientada por Paulo Bento, contudo, o resultado não se alterou até final.

Com este resultado, Portugal não só falhou o primeiro lugar do Grupo H, que estaria ao seu alcance caso empatasse ou vencesse esta partida, como também falhou o melhor segundo lugar, que também daria acesso directo ao Europeu.

Em jogo a contar para o Grupo E, a Suécia estava a perder em casa frente à Holanda por 1-2, aos 49 minutos, contudo, aos 53, já tinha invertido o resultado, com dois golos em apenas três minutos.

Com este triunfo, a Suécia foi melhor segunda classificada e qualificou-se assim directamente para o Euro2012, ao passo que Portugal terá uma segunda oportunidade de se apurar no play-off, marcado para Novembro.

Sob a arbitragem de Nicola Rizzoli, de Itália, no Parken Stadium, em Copenhaga, com a assistência de 37012 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Dinamarca: Thomas Sorensen, Niki Zimling (Christian Poulsen, 70), Simon Kjaer, Andreas Bjelland, Michael Silberbauer (Simon Poulsen, 76), Lars Jacobsen, William Kvist, Christian Eriksen, Michael Krohn-Dehli, Denis Rommendahl (Jakob Poulsen, 87) e Nicklas Bendtner.

Suplentes: Stephan Andersen, Simon Poulsen, Bo Svensson, Lasse Schone, Jakob Poulsen, Christian Poulsen e Soren Larsen.

Portugal: Rui Patrício, João Pereira, Bruno Alves, Rolando, Eliseu (Ricardo Quaresma, 65), Raul Meireles, João Moutinho, Carlos Martins (Miguel Veloso, 65), Cristiano Ronaldo, Nani e Hélder Postiga (Nuno Gomes, 78).

Suplentes: Eduardo, Miguel Veloso, Ricardo Costa, Ruben Amorim, Ruben Micael, Ricardo Quaresma e Nuno Gomes.

Acção disciplinar: cartão amarelo a Denis Rommendahl (45) e Michael Silberbauer (75).