Política

Contributo de 27 milhões para Museu Berardo é «surpreendente»

Museu Berardo Direitos Reservados

No Parlamento, o secretário de Estado Francisco José Viegas disse que pretende saber se o acordo assinado entre o Museu Berardo e o Estado «vale a pena».

O secretário de Estado da Cultura considerou, esta quarta-feira, «surpreendente» o contributo de 27 milhões de euros dado pelo Estado ao Museu Colecção Berardo entre 2007 e 2009.

Na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, Francisco José Viegas disse ainda que pretende avaliar «se o acordo vale a pena», isto depois de a Secretaria de Estado da Cultura ter anunciado esta semana que pediu à Sotherby's uma nova avaliação do acervo da colecção.

«A partir de 2009, 75 por cento da Colecção Berardo foi cedida como garantia para um empréstimo bancário, Mas só o Estado tinha opção de compra por 316 milhões de euros, por isso queremos saber o valor», acrescentou o governante.

De acordo com um acordo entre Joe Berardo e o Estado português, a colecção do empresário madeirense pode ser comprada até 2016 por 316 milhões de euros, o valor pelo qual esta colecção foi avaliada pela Sotherby's em 2006, antes da criação do museu em Lisboa.