Portugal

PCP e BE aplaudem greve geral anunciada pelas centrais sindicais

O BE diz que a greve geral anunciada pela CGTP e UGT é uma «excelente notícia». O PCP afirma que é a «resposta adequada» à «declaração de guerra» que Passos Coelho fez aos trabalhadores.

Em declarações à TSF, Ana Drago, do BE, considerou que se trata da resposta certa às «medidas gravosas» que o Governo vai ainda multiplicar no próximo ano.

«É uma excelente notícia o facto de ter havido este entendimento entre as centrais sindicais, porque estamos numa situação em que existe toda a capacidade de luta e contestação social e de exigência de uma nova política», afirmou.

Ana Drago sublinhou que o país «está a caminhar para um buraco que não é possível sustentar durante muito mais tempo», acrescentando que o Executivo tem seguido uma política «absolutamente suicidária».

Também o PCP aplaudiu a medida das centrais sindicais, com João Dias Coelho a considerar que a greve geral é a «resposta adequada» à «declaração de guerra» que Passos Coelho fez aos trabalhadores.

«A possibilidade de uma greve geral não nasce do nada, nasce de uma realidade objectiva, de um quadro extraordinariamente gravoso para os trabalhadores e baixas camadas da sociedade portuguesa», defendeu.