Benfica

Vitória sobre o Basileia isola Benfica no comando do Grupo C

Benfica vence o Basileia por 0-2 Globalimagens

O Benfica venceu, esta noite, na Suíça, o Basileia por 2-0, em jogo da 3ª jornada da Liga dos Campeões, e isolou-se no comando do Grupo C.

A organização defensiva dos "encarnados" permitiu-lhes travar o ímpeto inicial dos suíços, que entraram a forte ritmo e a pressionar.

Mas, os "encarnados" não tardaram a adiantar-se no marcador, numa jogada que culminou com o remate cruzado do brasileiro Bruno César, que foi antecedido por um gesto inteligente de Rodrigo, que deixou passar bola entre as pernas em direcção ao seu companheiro.

Este golo, aos 19 minutos, reforçou a confiança da equipa "encarnada", que a partir daí começou a impor o seu futebol apoiado, em progressão, com rápidas trocas de bola, emergindo a qualidade individual dos seus jogadores.

O Basileia levou algum tempo a refazer-se do golo, os suíços demonstraram um espírito guerreiro e de inconformismo que obrigou os jogadores do Benfica a arregaçar as mangas para os despiques físicos, sempre muito intensos.

No entanto, o Benfica nunca deixou de ter o controlo do jogo, sustendo a dinâmica ofensiva dos suíços e procurando surpreendê-los no contragolpe.

Quem surpreendeu foi o técnico Jorge Jesus com a opção por Rodrigo no "onze" inicial, deixando no banco Saviola e Cardozo e mantendo Aimar como número 10 e dois alas de grande dinâmica e capacidade de improvisação como Gaitán e Bruno César.

Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado, tendo valido ao Benfica, mais uma vez, duas intervenções decisivas do guarda-redes Artur a evitar o empate.

Jesus demorou mais tempo do que seria aconselhável a trocar Rodrigo, cuja produção foi caindo à medida que o jogo avançava, e acabou por ser premiado com o golo de Cardozo, num livre directo, quatro minutos depois de este ter entrado em campo.

Com o segundo golo, o desfecho do jogo ficou traçado, apesar da expulsão de Emerson aos 86 minutos e do Basileia nunca ter desistido, obrigando o Benfica a manter a concentração até ao derradeiro minuto de compensação.

Além do lateral brasileiro, também o treinador Jorge Jesus recebeu ordem de expulsão, aos 90+3 minutos, por protestos após uma entrada dura sobre Bruno César.

Equipas:

- Basileia: Sommer, Steinhofer, Abraham, Dragovic, Joo-Ho Park, Shaqiri, Huggel, Xhaka (Cabral, 80), Fabian Frei (Zoua, 66), Marco Streller e Alexander Frei.

Suplentes: Colomba, Chipperfield, Xhaka, Kusunga, Cabral, Kovac e Zoua

- Benfica: Artur, Maxi Pereira (Miguel Vítor, 78), Luisão, Garay, Emerson, Javi Garcia, Witsel, Aimar (Nolito, 67), Gaitán, Bruno César e Rodrigo (Cardozo, 71).

Suplentes: Eduardo, Luís Martins, Miguel Vítor, Matic, Saviola, Cardozo e Nolito

Árbitro: Viktor Kassai (Hungria).

Acção disciplinar: cartão amarelo a Marco Streller (35), Emerson (41), Huggel (74), Artur (90), Shaqiri (90+1). Cartão vermelho a Emerson (86), por acumulação de amarelos. Ordem de expulsão a Jorge Jesus (90+3).

A assistir a este encontro disputado no St. Jakob Park, em Basileia (Suíça), estiveram cerca de 30 mil espectadores.

Redação