Economia

Rompuy convida líderes europeus a darem prioridade ao crescimento e emprego

O presidente do Conselho Europeu enviou hoje as cartas-convite aos 27 líderes europeus para a cimeira do próximo domingo, de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, defendendo que deve ser dada prioridade ao crescimento e emprego.

«Além de dar resposta aos desafios imediatos», através da consolidação orçamental, redução da dívida e preservação da estabilidade financeira, é necessária uma acção determinada para promover empregos e crescimento sustentável», lê-se na carta, divulgada hoje em Bruxelas.

«Vamos concentrar a nossa discussão nessas medidas, às quais devemos dar prioridade absoluta, devido ao seu efeito no crescimento a curto e médio prazo», acrescenta.

Van Rompuy vai convidar Durão Barroso a partilhar na reunião as ideias da Comissão para promover o crescimento, uma oportunidade para o presidente do executivo comunitário apresentar aos 27 o «roteiro para a estabilidade e crescimento» que divulgou na semana passada.

O presidente do Conselho indica ainda que depois desta discussão serão abordados os mais recentes desenvolvimentos nos mercados financeiros, e as decisões necessárias para a recapitalização do sector bancário.

O Conselho Europeu, ao nível dos 27 chefes de Estado e ou de Governo da UE, celebra-se domingo em Bruxelas a partir das 10h30 locais (9h30 de Lisboa), e à tarde, a partir das 16h00 locais terá lugar a cimeira da Zona Euro, estando Portugal representando em ambas as reuniões pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Redação