O Sporting venceu, esta noite, os romenos do Vaslui por 2-0, em jogo da 3ª jornada do Grupo D da Liga Europa. No outro jogo do grupo, Zurique e Lazio empataram a uma bola.
Com este triunfo, os "leões" terminam a primeira volta com um total de nove ponto, mais sete do que os seus três opositores, que têm todos dois, já que no outro encontro de hoje, os suíços do Zurique empataram em casa com os italianos da Lazio 1-1. O Sporting já está apurado para a próxima fase da Liga Europa, um feito inédito no futebol europeu, ao fim de três jogos.
Este encontro teve praticamente um sentido único, o da baliza romena, à frente da qual o treinador do Vaslui "estacionou o autocarro", ao organizar a sua equipa num 4x5x1 pouco flexível, na tentativa de segurar o nulo o mais tempo possível.
A estratégia resultou durante 43 minutos, altura em que Evaldo conseguiu abrir o marcador, numa assistência de "bandeja" de Matías Fernandez.
Até aí, o Sporting dominou o encontro, em termos de posse de bola e controlo do jogo, mas sentiu dificuldades em abrir espaços no "bloco baixo" romeno, muito junto e compacto a defender.
O treinador romeno não quis arriscar, deixando Yero Bello sozinho na frente, só apoiado a espaços pelo ex-Paços de Ferreira Wesley, que foi sempre o quinto médio a fechar "a linha de cinco" em vez de um número nas costas do ponta de lança.
Se o jogo já estava todo inclinado para a área romena, mais ficou a partir dos 38 minutos, quando Wesley foi expulso por agredir João Pereira, acentuando as dificuldades do Vaslui em suster o ataque "leonino".
Na segunda parte, o Sporting "assentou arraiais" nas imediações da área romena e o segundo golo passou a ser uma questão de tempo - demorou 25 minutos, altura em que Matías Fernandez fez o "xeque-mate" no jogo.
Capel prosseguiu o seu festival de desequilíbrios, com mudanças de direcção e velocidade que puseram a "cabeça em água" à defesa romena, mas havia sempre alguma coisa a evitar o golo, fosse o poste, fosse o guarda-redes Cerniauskas, fosse a sorte.
Domingos trocou os jogadores de menor rendimento, Pereirinha e Wolfswinkel, por Carrillo - maravilhoso "túnel" a isolar Matias para o segundo golo - e Bojinov que voltou a mostrar que é voluntarioso, e substituiu Capel para a mais do que merecida ovação do público.
Equipas:
- Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Daniel Carriço, Polga, Evaldo, Rinaudo, Pereirinha (Carrillo, 62), Schaars, Fernández, Capel (André Martins, 78) e Wolfswinkel (Bojinov, 74)
Suplentes: Marcelo, Bojinov, Carrillo, André Santos, André Martins, Rúbio e Ilori
- FC Vaslui: Cerniauskas, Milanov, Papp, Farkas, Milisavljevic, Gladstone (Costin, 71), Pavlovic, Adailton (Buhaescu, 46), Sanmartean, Wesley e Bello (Jovanovic, 79)
Suplentes: Puia, Zmeu, Neagu, Balaur, Costin, Jovanovic e Buhaescu
Árbitro: Clément Turpin (França)
Acção disciplinar: cartão amarelo para Papp (17), Pavlovic (23), Milanov (35) e Rinaudo (80). Cartão vermelho directo paraa Wesley (38).
A assistir a este encontro no Estádio de Alvalade estiveram 28.106 espectadores.