De acordo com os primeiros resultados, Rossen Plevneliev conquistou 39,6 por cento dos votos contra o 29,7 por cento alcançados pelo socialista Ivailo Kalfin.
O candidato do partido no poder na Bulgária lidera a primeira volta das presidenciais do país realizadas no domingo, ao obter mais dez pontos percentuais do que o seu mais directo adversário.
Segundo os primeiros resultados oficiais, que abrange 40 por cento dos votos depositados, o antigo ministro Rossen Plevneliev conquistou 39,6 por cento dos votos contra o 29,7 por cento alcançados pelo socialista Ivailo Kalfin.
Comentando estes resultados, Plevneliev, que é apoiado pelo partido GERB, do primeiro-ministro Boiko Borissov, lembrou que o resultado por si obtido é inédito após o fim do comunismo no país.
«É a primeira vez na história» pós-comunista da Bulgária que o «partido governamental obtém tal apoio no meio do mandato» de um primeiro-ministro assinalou o candidato apoiado pelo partido no poder na Bulgária.
Plevneliev e Kalfin, eurodeputado e ex-ministro, deverão assim disputar a segunda volta das presidenciais a 30 de Outubro, da qual deverá ter ficado excluída a ex-comissária europeia Meglena Kouneva, que apenas recolheu 14 por cento dos votos.