Vida

Peugeot Portugal abandona competição devido à crise no sector automóvel

A Peugeot Portugal, presença ininterrupta nos ralis nacionais desde 1996, anunciou hoje que vai abandonar a competição a partir desta época devido à «situação de crise que o sector automóvel atravessa».

«A Peugeot Portugal decidiu abandonar a competição automóvel a partir desta época. A situação de crise que o sector automóvel atravessa, num mercado que se estima ser o pior dos últimos 25 anos, e com perspectivas ainda mais negativas para 2012, não permitirá à Peugeot Portugal dispor dos meios necessários para manter a presença no desporto automóvel, como fez nos últimos 16 anos», explica, em comunicado.

A nota assinala que a Peugeot «foi, desde 1996, a única marca presente a nível oficial, e de forma ininterrupta, na disciplina dos ralis em Portugal», durante as quais participou em 148 ralis, tendo conquistado 55 vitórias e subido 91 vezes ao pódio.

A representação portuguesa da Peugeot conquistou sete títulos de pilotos e seis de marcas nas 12 épocas em que participou no campeonato nacional, além de ter sido a única formação portuguesa a sagrar-se vice-campeã no Campeonato Europeu de ralis.

«Esta é uma decisão que lamentamos, por aquilo que a Peugeot Portugal representou para o desporto nacional. A Peugeot orgulha-se de ter sido a marca que mais lutou para elevar a modalidade dos ralis ao patamar que ela merece e de ter criado as condições para a descoberta de novos valores do automobilismo português», observa.

A crise no sector já tinha motivado o cancelamento do Salão Internacional do Automóvel de Portugal 2011, agendado para Lisboa entre 04 e 13 de Novembro, que a Associação Automóvel de Portugal atribuiu ao «significativo agravamento da situação do mercado automóvel em Portugal».

Redação