Economia

Governo prevê aprovar 900 ME em ajuda a investimentos este ano

Álvaro Santos Pereira Global Imagens

O ministério da Economia aprovou desde Junho 145 milhões de euros em incentivos públicos a projectos de investimento, prevendo atingir o valor de 900 milhões de euros até final do ano.

Na Comissão Parlamentar da Segurança Social e do Trabalho, o governante disse que «145 milhões de euros já estão contratados» e que o Executivo espera «fechar» os 900 milhões de euros em incentivos públicos «até final do ano».

«Encontram-se ainda em acompanhamento cerca de 25 intenções de investimento estrangeiro, que somados poderão representar cerca de 2500 postos de trabalho», acrescentou.

Álvaro Santos Pereira adiantou que «o investimento directo estrangeiro poderá atingir os mil milhões de euros em sectores diferenciados» como turismo, aeronáutica, serviços, alimentação ou agricultura.

Nesse interesse estrangeiro em investir, o ministro da Economia destacou os projectos no sector mineiro.

«Para a próxima semana será assinado um novo contrato de concessão para a exploração de ouro no Alentejo. Nos próximos meses, no sector mineiro serão também anunciadas novas concessões. Ao nível da prospecção de gás natural foi lançada na última semana a prospecção de gás natural para o Algarve e existem também boas perspectivas neste sector noutros pontos do país», disse.

Ou seja, concluiu o ministro, «apesar da crise, os investidores continuam a ver Portugal como um país de boas oportunidades de negócios».