Três golos do holandês Van Persie, os dois últimos numa altura em que o Chelsea procurava, pelo menos, o empate, garantiram hoje ao Arsenal a primeira vitória fora (5-3), na décima jornada da Liga inglesa de futebol.
Uma semana depois da derrota, muito contestada pelo clube orientado por André Villas-Boas, no terreno do Queen's Park Rangers (1-0), o Chelsea somou o segundo desaire consecutivo, o primeiro em Stamford Bridge.
Com a vitória do Manchester United na visita ao Everton, graças ao golo solitário do avançado mexicano Javier Hernandez, aos 19 minutos, o Chelsea ficou agora a quatro pontos dos bicampeões ingleses, adversários do Benfica na Liga dos Campeões, e pode ver o fosso para a liderança "escavado" para nove pontos.
Caso o Manchester City, que na semana passada foi ao vizinho United aplicar um correctivo de 6-1, ganhe em casa ao Wolverhampton, num jogo a decorrer neste momento, o "milionário" clube orientado por Roberto Mancini cimenta a liderança no campeonato e deixa o Chelsea a muita distância.
Em Londres, o Chelsea esteve em vantagem por duas vezes (1-0 e 2-1), mas não conseguiu evitar a terceira derrota em dez jogos do campeonato, muito por culpa de Van Persie, que acabou definitivamente com as aspirações dos visitados em conseguir o mal menor do empate.