Economia

Dívida pública alemã reduzida em 55,5 mil ME após detectado um erro

Bandeira da Alemanha Direitos Reservados

A dívida pública da Alemanha foi reduzida em 55,5 mil milhões de euros, o que corresponde a 2,6 pontos percentuais, depois de detectado um erro de contabilidade.

As autoridades alemãs descobriram um valor escondido de 55,5 mil milhões de euros num banco criado de propósito para receber os activos tóxicos de uma outra instituição bancária.

Os contabilistas do banco adicionaram duplamente ao débito um montante de 24,5 mil milhões de euros em 2010 e 31 mil milhões em 2011. São quase 56 mil milhões que revertem a favor do Ministério das Finanças, que é quem administra o Hypo Real Estate, nacionalizado em 2009 na altura da crise financeira.

A alegria dos economistas do banco é passageira e poderá descambar logo que entre em vigor o perdão da dívida grega. Isto porque o Hypo Real Estate tem nos cofres papéis do tesouro grego no valor de 8,8 mil milhões de euros.

A oposição atribui a responsabilidade ao ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, acusado de não controlar as finanças públicas.

O governante não reagiu e não parece muito preocupado. Wolfgang Schäuble apenas apresentou os números corrigidos ao Eurostat, em Bruxelas.