Economia

Mario Draghi assume liderança do BCE

Jean-Claude Trichet e Mario Draghi Reuters

O italiano Mario Draghi assume, esta terça-feira, a presidência do Banco Central Europeu, substituindo no cargo o francês Jean-Claude Trichet.

Mario Draghi foi vice-presidente não executivo e director da Goldman Sachs International entre 2002 e 2005. O até agora governador do banco central italiano teve de responder no Parlamento Europeu a acusações de envolvimento no encobrimento dos reais valores do défice grego - operação feita com a ajuda do Goldman Sachs - mas rejeitou qualquer relação com a maquilhagem das contas, alegando que ainda não trabalhava no banco de investimento quando isso aconteceu.

Entre 1984 e 1990, Mario Draghi foi o director executivo do Banco Mundial. Em 1991, de regresso a Itália, foi nomeado director-geral dos impostos, cargo que ocupou durante uma década.

Draghi, de 64 anos, governador do Banco Central de Itália desde 2006, abandona o lugar para substituir Jean-Claude Trichet no BCE. No mandato de oito anos o francês só teve de lidar com a crise da dívida soberana nos últimos dois. Draghi vai ter de enfrentá-la assim que tomar posse.