O Zenit de S.Petersburgo ficou mais perto do apuramento no Grupo G da Liga dos Campeões, após vencer em casa por 1-0 o Shakhtar Donetsk, com um golo do central belga Lombaerts.
Com este resultado, o Zenit passa para a frente do grupo com sete pontos, contra cinco do Apoel, quatro do FC Porto e somente dois do Shakhtar - uma liderança que pode perder dentro de cerca de duas horas, já que cipriotas e portugueses ainda vão jogar hoje no Chipre, no encerramento da quarta jornada.
O português Danny, que se lesionara no sábado, para o campeonato russo, esteve em dúvida, mas acabou por ser titular no ataque do Zenit, rubricando uma boa actuação, em que se destacou uma jogada em que enviou a bola à trave, aos 38 minutos.
Danny viria a ser substituído aos 85 minutos por Lazovic, enquanto Bruno Alves não saiu do banco de suplentes.
Na baliza do Shakhtar, Rybka fez uma grande actuação e evitou que o resultado final tivesse uma expressão mais pesada para os pupilos de Mircea Lucescu, que agora muito dificilmente conseguirão o apuramento.
O único golo da partida aconteceu nos descontos do primeiro tempo, através do internacional belga Nico Lombaerts, que avançou para a área na marcação de um canto de Zyrianov, para concluir de cabeça.
O habitual "perfume brasileiro" do Shakhtar pouco se viu no estádio Petrovsky. William, Alex Teixeira, Eduardo da Silva, Luiz Adriano e Douglas Costa jogaram, mas perderam-se em jogadas individuais, sem assustar Malafaeev.
Na próxima jornada, o Shakhtar recebe o FC Porto, na Donbass Arena, em Donetsk, no dia 23, e só a vitória lhe interessa para ainda poder continuar a sonhar com o muito difícil apuramento.