O Bloco espera que o PS esteja do lado dos trabalhadores na votação do OE2012. O PS responde acusando o Bloco de ter contribuído para que a actual maioria chegasse ao Governo.
O apelo foi divulgado após uma reunião da comissão política do Bloco de Esquerda.
À TSF, a eurodeputada Marisa Matias referiu que a proposta de orçamento apresentada pelo Governo representa uma declaração de guerra à sociedade, e por isso espera que o PS se coloque ao lado dos trabalhadores.
«O Bloco de Esquerda desafiou hoje o PS a rejeitar a proposta de orçamento, apresentada pelo Governo, uma vez que o OE2012 não representa outra coisa se não uma gravíssima recessão» e «um ataque aos direitos essenciais dos trabalhadores e é uma declaração de guerra à sociedade», declarou Marisa Matias.
Em resposta a este desafio, o secretário nacional do PS, João Ribeiro, lembrou que o Bloco de Esquerda contribuiu de forma decisiva para que a actual maioria chegasse ao Governo.
«O PS considera que é uma pena e até incompreensível que o Bloco não tenha pensado nos trabalhadores portugueses quando se aliou à direita, e colaborou com a direita, para derrubar um governo socialista», respondeu João Ribeiro, referindo-se ao executivo de José Sócrates.