O Benfica empatou, esta noite, a uma bola, na recepção ao Basileia e adiou o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, em jogo da 4ªjornada do Grupo C.
Com este empate, o Benfica caiu para o segundo lugar do grupo C com oito pontos, os mesmos que o líder Manchester United, que venceu 2-0 na recepção ao Otelul Galati, enquanto os helvéticos são terceiros com cinco e os romenos últimos sem qualquer ponto.
O Benfica, sem o médio espanhol Javi Garcia, ainda lesionado, e o defesa lateral esquerdo Emerson, suspenso, tal como o treinador, estreou o vice-campeão mundial sub-20 Luís Martins.
No ataque, o também jovem Rodrigo mostrou grande empenho e capacidade física, apoiado pelo argentino Pablo Aimar, e logo no primeiro minuto ambos deixaram um sério aviso ao guarda-redes suíço Sommer, quando, numa combinação, o argentino endossou para Rodrigo, que atirou para uma excelente defesa de Sommer.
Três minutos depois, Luisão ganhou a bola de cabeça num pontapé de canto e Rodrigo não enjeitou nova oportunidade, inaugurando o marcador com um remate cruzado ao ângulo superior esquerdo.
O encontro foi-se disputando quase exclusivamente no meio campo do Basileia, sem soluções para contrariar a forte pressão das "águias". Os lançamentos longos dos visitantes foram infrutíferos e só perto do intervalo houve "calafrios" perto das redes de Artur, quando o avançado Zoua se afastou dos centrais do Benfica e correspondeu às solicitações dos colegas.
Na segunda parte, a equipa suíça aproveitou um período de menor fulgor físico dos "encarnados", algo relaxados com a vantagem, e passou a recorrer mais às faixas laterais.
Aos 64, num rápido contra-ataque, o australiano Chipperfield ganhou a linha do lado esquerdo e cruzou para a entrada, sem oposição, de Huggel, que rematou forte e rasteiro para o empate.
Rodrigo podia ter recolocado os anfitriões em vantagem logo a seguir, mas atirou às malhas laterais, já depois de ter ultrapassado o guardião helvético.
Mesmo com o paraguaio Cardozo e o espanhol Nolito perto de Rodrigo, o jogo ficara irremediavelmente "partido" e o Benfica nunca mais conseguiu ser a equipa organizada e rápida que lhe valera o controlo da partida na primeira parte.
Equipas:
- Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Luís Martins (Miguel Vítor, 64), Matic, Witsel, Gaitán (Nolito, 81), Aimar (Cardozo, 73), Bruno César e Rodrigo.
Suplentes: Eduardo, Rúben Amorim, Cardozo, Nolito, Miguel Vítor, Saviola e Jardel
- Basileia: Sommer, Steinhofer, Abraham, Dragovic, Park Joo Ho, Huggel, Xhaka (Cabral, 81), Shaquiri, Chipperfield (Kusunga, 89), Fabian Frei e Zoua (Kwang Ryong Pak, 90+3).
Suplentes: Colomba, Schurpf, Xhaka, Kusunga, Cabral, Kovac e Kwang Ryong Pak
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Park Joo Ho (18), Huggel (34), Aimar (45+2), Garay (45+3), Maxi Pereira (57) e Miguel Vítor (89).
A assistir a este encontro no Estádio da Luz estiveram cerca de 35 mil espectadores.