O presidente da Câmara do Porto apelou hoje ao Parlamento para substituir o corte dos subsídios de Natal e férias por uma taxa equitativa que abranja todos os trabalhadores.
Em entrevista à agência Lusa, o autarca referiu que «a norma de cortar subsídios de Natal e de férias só aos pensionistas e funcionários públicos é uma medida extraordinariamente injusta».
Rui Rio considerou que esta medida «penaliza só alguns e ainda por cima os mesmos que, já este ano, levaram cortes que outros não levaram».
Por isso, o presidente da Câmara do Porto defendeu que «a única forma justa, correcta e equitativa, diria mesmo prudente, de agir, será criar uma sobretaxa em que pagam todos um pouquinho».
Rui Rio sublinhou que o seu apelo «é à Assembleia da República toda, não só à maioria. É verdade que Governo e maioria têm mais responsabilidade, a proposta é deles, mas não vi ainda PCP, BE, PS ou mesmo sindicatos a pedirem a ponderação que estou a pedir: todos a pagar um bocadinho, em vez de pôr uns a pagar tudo».