Os trabalhadores da NAV vão aderir à greve geral de 24 de Novembro, anunciou a Comissão de Trabalhadores (CT) da empresa de controlo aéreo, adiantando que os pré-avisos de greve serão entregues na quarta-feira.
Em comunicado, a CT da NAV diz que «através da ratificação estatutária dos sindicatos, os trabalhadores da NAV Portugal decidiram aderir à greve geral marcada para o próximo dia 24 de Novembro».
«Face às medidas previstas na proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2012, que representam mais uma violação dos acordos em vigor e revelam desrespeito pela negociação colectiva enquanto instrumento constitucionalmente protegido, os trabalhadores da NAV Portugal não podem deixar de se associar a esta acção nacional de protesto», acrescenta o órgão que representa o trabalhadores da empresa.
A este argumento, acrescenta a CT, «acresce o facto de a NAV Portugal ser uma empresa com uma dependência nula relativamente ao Orçamento do Estado, sendo exclusivamente financiada através de receitas próprias, provenientes em cerca de 85 por cento de clientes estrangeiros».
Ouvido pela TSF, Carlos Felizardo, coordenador da CT da NAV, estimou que esta paralisação vai afectar todo o tráfego aéreo, acrescentando que «vão ser assegurados os serviços mínimos».
A CT da NAV representa trabalhadores dos seguintes sindicatos: Sindicatos dos Controladores de Tráfego Aéreo (SINCTA), Sindicato dos Técnicos de Informação e Comunicações Aeronáuticas (SINTICA), Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), Sindicato dos Técnicos de Segurança Aeronáutica (SITECSA), Sindicato dos Técnicos de Navegação Aérea (SITNA).