Portugal

Trabalhadores de assistência nos aeroportos vão participar na greve geral

O Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), estrutura independente que representa os trabalhadores de assistência em terra aos aeroportos, entregou hoje um pré-aviso de greve para 24 de Novembro, dia da paralisação geral.

Segundo o pré-aviso de greve, a que a Lusa teve acesso, a paralisação de 24 horas visa contestar as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, «já aplicadas, bem como as anunciadas para 2012 e 2013».

O sindicato opõe-se também ao que considera ser «o total desrespeito com que o Governo» trata o sector da aviação civil e aeroportos, referindo-se aos "patrocínios" concedidos às companhias aéreas de baixo custo ('low cost') Ryanair e EasyJet, em detrimento das companhias aéreas tradicionais.

Entre os motivos para a adesão à paralisação o STHA aponta ainda a «falta de independência e intervenção do regulador (INAC), não dispondo o mesmo de meios técnicos e humanos que permitam intervir, fiscalizar, formar e dotar as empresas do sector de acordo com todas as normas internacionais e globais que regulam o sector».

O sindicato sublinha que os trabalhadores assegurarão os serviços necessários à segurança e manutenção dos equipamentos e instalações, bem como os serviços mínimos «indispensáveis à satisfação das necessidades sociais impreteríveis».

Na terça-feira, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e da Aviação Civil (SNPVAC), que representa os tripulantes de cabine, e a Comissão de Trabalhadores da NAV anunciaram que vão aderir à greve geral convocada pela CGTP e pela UGT..