Economia

Bruxelas apresenta opções para 'eurobonds' a 23 de Novembro

O presidente da Comissão Europeia disse que o executivo apresentará a 23 de Novembro as opções para a emissão de 'eurobonds', embora admita que as condições para a sua aplicação ainda não são suficientemente «maduras».

Falando numa conferência em Paris, e citado pela agência Bloomberg, Barroso declarou no entanto que a criação de 'eurobonds' (títulos da dívida pública conjuntos dos países da moeda única, parecerá eventualmente "natural" no futuro, embora seja necessário criar os instrumentos para tal, alterando os tratados.

Já em Setembro, o presidente do executivo comunitário defendeu numa entrevista à Bloomberg a emissão de 'eurobonds', apesar de considerar que estas não são a «panaceia» para a crise da dívida soberana.

«A Comissão acredita que devemos olhar também para essa opção», disse, sublinhando que esta posição do órgão executivo da União Europeia não significa que a emissão de dívida conjunta pelos 17 países da zona euro deva avançar «imediatamente», mas sim que «o assunto deve ser discutido».