Segurança

Segurança não está descurada apesar de aperto orçamental, diz ministro

Miguel Macedo Global Imagens

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, afirmou, esta noite, que a segurança não será descurada e garantiu que no próximo ano serão reforçados os efectivos da GNR e PSP.

Na discussão do Orçamento de Estado (OE) para 2012 para a área da Administração Interna, no Parlamento, Miguel Macedo adiantou que o Governo não deixou de assegurar e investir no recrutamento de novos agentes para a PSP e militares da GNR, apesar de ser um orçamento de contenção.

Neste sentido, o ministro anunciou que, no próximo ano, vai ser aberto um concurso para a admissão de 1100 elementos para a GNR e PSP.

O ministro disse também que estão a ser realizados estudos para a reorganização das forças de segurança com o objectivo de «aumentar a capacidade operacional» das forças de segurança.

«Nenhuma destas decisões será tomada sem consulta dos autarcas dos municípios a que se dirigem as decisões que tiverem que ser tomadas. Devemos fazê-lo estruturado em dados objectivos e buscando a decisão racionalmente mais correcta para garantir um bom funcionamento do dispositivo de segurança», afirmou.

O ministro da Administração Interna anunciou também que em 2012 vão ser gastos quatro milhões de euros na instalação de radares de controlo de velocidade.