Mundo

Loya Jirga aceita negociações com talibã e parceria com EUA

Loya Jirga Reuters

A grande assembleia tradicional afegã declarou-se favorável a negociações com os talibã e aceitou «sob condições» o princípio de uma parceria estratégica entre o Afeganistão e os EUA.

A Loya Jirga, a grande assembleia tradicional do Afeganistão, declarou-se favorável a negociações com os rebeldes talibã para que estes renunciem à violência.

«A porta deve manter-se aberta para os membros da oposição armada que desejem renunciar à violência e regressar a uma vida pacífica», diz a declaração final lida no final da reunião desta assembleia que começou na quarta-feira.

Ainda de acordo com esta declaração, foi ainda aceite «sob condições» o princípio de uma parceria estratégica entre o Afeganistão e os EUA.

Esta declaração, lida pelo porta-voz Safia Sidiqqi, adianta que esta «parceria estratégica é necessária para uma melhor segurança no país».

A Loya Jirga, que juntou mais de dois mil delegados, representantes das 34 províncias do país, tribos, etnias e sociedade civil, reúne-se raramente para decidir sobre as principais políticas do país.