O tenista algarvio está agora no 68.º lugar, contrariando a tendência de descida dos tenistas nacionais. É o melhor português no ranking ATP.
Rui Machado falhou o acesso às meias-finais do ATP Challenger Tour Finals em São Paulo ao perder com o alemão Cedrik-Marcel Stebe, pelos parciais de 7-5 e 6-0, mas a participação no torneio valeu-lhe a subida de quatro posições no ranking mundial de ténis.
Em tendência contrária está Frederico Gil que desceu quatro lugares. O tenista ocupa agora a 100.ª posição. Também Gastão Elias desceu duas posições após competir em Montevideu. Ocupa agora o 171.º lugar do ranking ATP.
Na classificação feminina a tendência também foi de descida para as tenistas nacionais. Michelle Brito desceu uma posição e está no 143.º lugar, sendo a portuguesa melhor classificada no ranking. Maria João Koehler desceu dois lugares, para a 219.ª posição, e Magali de Lattre desceu um lugar, ocupando agora a 466.ª posição.
Novak Djokovic (1.º), Rafael Nadal (2.º), Andy Murray (3.º), Roger Federer (4.º), David Ferrer (5.º), Jo-Wilfried Tsonga (6.º), Tomas Berdych (7.º) e Mardy Fish (8.º) lideram o ranking mundial de ténis. Na competição feminina, a liderança é da dinamarquesa Caroline Wozniack.